14 de fevereiro de 2010

Firefox Linux vs Firefox Mozilla

Eu não estou ficando louco não leitor. Vocês devem estar falando: "Esse cara começou a usar o firefox hoje. O cara só escreve sobre o firefox." rsrsrs.

A questão é que com o kill geral de tudo da Google, e consequentemente do Chromium, voltei ao velho amigo Firefox com força total. E descobri algumas coisas sobre ele.

Uma coisa que eu descobri é que o Firefox que vem por default no Linux é diferente do liberado pela Mozilla (mesmo sendo da mesma versão). UAU!!! É verdade! Descobri por esse texto no próprio site da Mozilla Foundation:


"Várias distribuições Linux, como o Ubuntu, já vêm com o Firefox instalado. Mas não é o mesmo Firefox que a Mozilla disponibiliza. É um Firefox modificado para adaptar-se às preferências ou peculiaridades da distribuição Linux.


Uma diferença do Mozilla Firefox do Firefox do Ubuntu, por exemplo, está na atualização. Usando o Firefox da Mozilla você tem acesso as atualizações junto com os usuários do Windows e OS X. No Firefox do Ubuntu as atualizações são instaladas pela ferramenta de atualização do sistema.


Note que mesmo usando o Firefox da Mozilla não é recomendável remover o Firefox padrão. Outros aplicativos do sistema podem precisar de componentes do Firefox nativo."



Bom.. É isso! Então baixem o .tar.bz2 mesmo e compilei. Em troca desse trabalinho ganharão performance.

Firefox vs Chrome

Talvez pela influência do povão falando que o Chrome é bomzão, há 3 semanas deu uma doidera na minha cabeça e falei: Vou instalar essa bagaça do Chrome. Blz!

Vamos ao grande Google -> Search --> Chrome for Linux --> Click --> Download .tar.bz2 --> tar --> cat README --> ./configure --> make --> make install --> Fazer ícone na área de trabalho (pulei algumas coisas... mas, deixa pra lá).


Instalei. Blz! Pra minha surpresa o pessoal não estava exagerando, o bichinho era rápido mesmo. Um foguete! Até então trabalhando com os dois: Firefox 3.0 e Chrome 3.alguma coisa.


Três dias depois tive a curiosidade de saber porque o chrome é tão rápido. Aí li alguns textos falando das APIs e coisas de programadores que eu não entendo os termos 100%. E li que um cara tinha falado sobre o sucesso do chrome estar baseado em como ele trabalha com o cache. Como isso (cache) é uma coisa mais normal pra mim do que algorítmo e API de produção do software fui atrás disso. E achei que ele é bom mesmo nisso.

A Google liberou muito mais que o padrão (5MB) para cache. Estava configurado para guardar até 50MB de cache em disco. Aí eu falei: ah ra!!! Por isso essa bagaça é rápida, ele acessa tudo localmente com os milhões de caches. Fiz testes de acessar páginas não-google e sites que nunca tinha entrado e vi que o dito cujo não é tão bom assim.

Mas, tudo bem, ele ainda era rápido. rsrsrs. Uma semana depois, o bicho pediu atualização, eu falei ok, que venha o 4.0. Essa semana vem outra. Semana passada estava com o Google Chromium 5.0. Hoje desinstalei a bagaça. To cansado do aptitude falar preciso do update para o Chrome. Baixei o Firefox 3.6 e matei o Chrome. E fim de papo. Mesma velocidade do Chrome, mais customizado, mais melhor de bom em relação a coisas de rede, proxy e etc.



Ou seja, já testei. Mas, o Grande Brother Firefox sozinho ainda é melhor. Com os mano (vulgarmente conhecidos como add ou complementos) ele é insuperável.

Eu sou raposa!!!! Pede pra sair Chromium ou Chrome!!!!

Firefox e seus mano

Opa! Hoje o post é sobre o nosso grande brother Firefox. Uso muitos add para trabalhar, então o firefox é o cara! Comecei a usar o Chrome, ele é realmente rápido, mas ouviu umas histórias aí.. preferi tirar o dito cujo do meu Linux, além dele não ter add como o grande Firefox. Elaborei um pequeno artigo com alguns add realmente funcionais do Firefox. Go go go!


  • Firebug - É uma extensão para o Firefox que visualiza e verifica códigos HTML, CSS, Javascript.
  • NoScript - É um add que tem como função desativar scripts da página que você está navegando. Ajuda quando seu link é baixo e evita ataques tipo XSS Script, por exemplo.
  • FireFTP - Para que ter um software de FTP, se o grande FF já faz isso? O add FireFTP é capaz de upar arquivos para um servidor FTP. Obviamente que o download pode também ser feito por este carinha.
  • Cookie Watcher - Serve para visualizar cookies de sessão. Por exemplo você entra num site PHP e ele te dá um ID de acesso, esse ID/sessão aparecem na parte debaixo do navegador. Também funciona quando você tem um servidor web rodando com várias instâncias, aí você sabe qual instância te deu acesso.
  • FlagFox - Exibir uma bandeira do país de acordo com a localização do servidor de páginas e fornecer acesso rápido e detalhado da localização e informação do servidor.
  • Web Developer - Esse add é du mal! Ele tem tudo que eu programador web quer visualizar. Divs, CSS, Borders, style, formulários e etc.
  • Personas - Personas é um carinha que você coloca no seu firefox cuja função é mudar temas. Ao invés de baixar um monte de temas, o Personas faz isso pra você. Ele é um front-end de um Banco de Dados de temas que a Mozilla possui. Você clica e o Personas faz!
  • User Agent Switcher - Imagine visualizar uma página por todos os navegadores que existem. Muito trabalho né? Então use o User Agent. Com ele, você faz o Firefox visualizar uma página como se fosse outro navegador: IE 6, IE 7, IE 8, Opera, Chorme, Iphone e etc.
  • Foxy Proxy - Essa é muito útil. Especialmente pra mim que uso muitos proxies. Imagine um sysadmin que tem que acessar um site usando o proxy1, um site com um outro proxy e por aí vai. Teríamos que ficar mudando o proxy toda hora (que bagulho chato né?). O Foxy Proxy resolve isso. Você pode ter milhões de proxies configurados e mudar com uma combinação de teclas ou nem isso (se você configurar para que cada site use o proxy que você quiser). É simplesmente mágico.
  • FirePHP - O Firebug é focado em HTML, CSS, Javascript. O FirePHP faz isso + leitura de camadas e "tags" PHP.
  • Cache Viewer - Como visualizar o cache armazenado? No Firefox, você pode dar um about:cache. Mas, para quem gosta de mais frescura não é o bastante. então inventaram esse cache viewer. Ele é um carinha mais bonitinho que faz a mesma coisa. OBS: Eu ainda prefiro o about:cache. (Pra que eu quero ver cache bonitinho?)
  • Site Information Tool - Conjunto de técnicas para detectar aonde o host está localizado fixamente e mais algumas informações. Um monte de host, dig, whois, xwhois mais bonitinho.

Bom galera acho que essas são as úteis. Coisas que não servem para nada tem aos montes. Então é só procurar no Google que vai achar 50 coisas inúteis para 1 útil.

Abraços!!!!

6 de fevereiro de 2010

Sistemas IDS

Sistemas de Segurança IDS (Instrusion Detection System) - Trabalha com uma base de dados onde estão armazenados milhares de códigos maliciosos conhecidos, caso um destes seja encontrado no tráfego de dados entre a Internet e o Servidor da sua empresa, o IDS detecta essa tentativa de invasão, impedindo que danos sejam causados.


Existem vários sistemas. Um focado em condizer com sua realidade e tomando decisões e ações preventivas. São eles:


  • IDS - Sistema de detecção de intrusos refere-se a meios técnicos de descobrir em uma rede quando esta está tendo acessos não autorizados que podem indicar a ação de um cracker ou até mesmo funcionários mal intencionados.

  • HIDS - É um sistema de detecção de intrusão, que monitora e analisa os dados internos de um host.

  • NIDS - Um Sistema de detecção de intrusão, porém esse não é interno, este funciona pela sua Rede. O NIDS monitora atividades maliciosas tais como negação de serviço, escaneamento de portas do seu host conectado à internet e tentativas de acesso feita por crackers.

  • IPS - O IPS geralmente trabalha com o NIDS. A função do NIDS é monitorar e gravar em logs, enquanto a função do IPS é bloquear. Então, o IPS lê os relatórios do NIDS, e em seguida, bloqueia ou libera as conexões de um determinado host informado pelo NIDS.

  • ADS - Um sistema ADS funciona da seguinte forma: O Administrador da Rede determina o que é normal e o que é anormal. Após a configuração, se o usuário que está na rede fazer algo que é "anormal", então o ADS alertará que o usuário fez algo incomum. A solução mais avançada do mercado para detectar um cracker mal intencionado.