5 de maio de 2009

Lan House Linux

Por Lucas Sabino

Que tal montar uma Lan House usando apenas software livre? Sem problemas com fiscalização de licenças de softwares piratas, programas de controle de usuários caros ou vírus nas máquinas.
Se o foco do seu negócio é acesso à internet e jogos, não existe nenhum tipo de impencílio para o uso de soluções livres. Basta apenas escolher o aplicativo certo para cada tarefa.

Sistema operacional: Com o uso de qualquer distribuição Linux, é possível utilizar máquinas clientes potentes ou que possuam baixos recursos de hardware, com bom rendimento de operação. Qual é o tempo médio de parada para um cliente Windows, considerando as rotineiras tarefas de formatação do sistema com erros e remoção de vírus? Esse tipo de problema fica em segundo plano ao utilizarmos Linux.

Distros: A Utilização de distribuições Linux de fácil configuração e manuseio como Ubuntu, Fedora ou Debian darão acesso mais rápido e estável à rede, com uma diminuição significativa nos gargalos que tornam a conexão da sua Lan um desastre em matéria de velocidade de acesso.

Navegador: Internet Explorer? Nunca mais! Os clientes da sua lan house vão adorar a velocidade e estabilidade do Firefox, navegador livre presente em praticamente todas as distribuições Linux. Ele possui suporte para todas as missões que são frequentemente encaradas em uma lan, como acesso a videos em flash ou sites de bancos que usam Java. Segurança total para compras na internet ou sistemas que utilizam login e senha. Se preferir, utilize outras várias opções disponíveis, com o Opera ou o Flock.

Comunicador Instantâneo: Não importa qual comunicador seus clientes utilizam, o software livre está preparado para atendê-los. O AMSN é um dos clientes de bate-papo mais utilizados no mundo livre, sem perder em funcionalidade ou recursos para o MSN Messenger da Microsoft. Outras opções de comunicadores também se fazem presentes, como o versátil Pidgin, que se conecta a praticamente todos os outros comunicadores existentes, com ICQ, Google Talk, MSN, IRC, entre outros. O uso de comunicadores gratuitos online como o Meebo também garantem segurança e privacidade na comunicação.

Escritório: Além da enorme gama de aplicativos livres que o Linux já oferece, aplicativos de escritório como o OpenOffice (padrão na maioria das distribuições Linux) realiza todo o trabalho de aplicativos como Word, Excel e Power Point, abrindo e salvando documentos nos mais diferentes formatos. A grande vantagem? O lucro aumenta, já que o gasto com licenças de softwares pagos é zero e as chances de você ser preso por usar software pirata em sua lan house também são nulas.

Rede: Utilize aplicativos livres como o servidor de proxy Squid, que acelera drasticamente a navegação, controlando suas conexões e bloqueando conteúdos impróprios. Usando ferramentas livres você ainda distribui seus endereços de IP, evita invasões e ainda gera relatórios de uso de banda, sites mais visitados, etc e fica por dentro do que é acessado em sua rede.
Jogos: Além dos vários emuladores como o Wine, PlayOnLinux e Wine Doors que permitem rodar jogos Windows no Linux, o sistema ainda possui uma vasta coleção de jogos (SuperDownloads, Ubuntu Games, Linux Games, Top Games, Happy Penguin, Fedora Games, ILoveTux) e alguns títulos para Windows já compatíveis com o pinguim.

Controle de Usuários: Apesar da possibilidade de customização do sistema para esse fim, o Linux já apresenta alguns programas gratuitos para administração e controle de máquinas em Lan houses.
O software OpenLanhouse surge como um projeto audacioso que visa o controle total de uma lan utilizando somente ferramentas livres. Entre suas recentes funcionalidades implementadas se destacam: suporte à usuários, auto detecção de novas máquinas no servidor, suporte à histórico, modo limitado e não limitado, modo registrado e não registrado, suporte à logins, dívidas abertas e movimentação de caixa.


O software livre brasileiro:O software é desenvolvido por um brasileiro e promete muitas melhorias em sua próxima versão, como multi-linguagem, modo pós-pago e pré-pago e suporte à tickets.

Já o Zeiberbude é um software dedicado ao gerenciamento de Cyber-Cafés/Lan Houses de uma forma simples e fácil, tendo funções simples como configuração de tarifas, produtos e clientes (computadores que serão gerenciados); controle de tempo por cliente (neste caso cada computador deverá estar rodando o cliente zbdesk) e controle de impressão. Não há um limite para a quantidade de computadores clientes, sendo que os computadores poderão ser organizados em grupos. O cliente zbdesk está disponível para os ambientes Linux e M$ Windows (NT, 9x, etc.), enquanto que o gerenciador etá disponível apenas para o ambiente Linux.
Baseado no Zeiberbude, o CybOrg também com interface e documentação em português, é desenvolvido em Perl e PostgreSQL e pode ter clientes linux e Windows.
Em alguns casos a customização de um sistema para o controle da lan utiliza e permite Linux, mas não o isenta do pagamento pelo software. O LanOS desenvolvido pela Criativa, possui muitos recursos como jogos famosos no Linux, mas não é gratuito.

Como tudo nessa vida... existem os mitos. Vamos aos mitos sobre lan houses em Linux.

Mitos:
  • Se usar Linux estou isento de qualquer licença
Mentira! Vejo pessoas tentando usar Linux em Lan Houses achando que isso pode desviar a atenção das autoridades com relação aos jogos comerciais, que devem ser legalizados normalmente. O Linux por sí só pode ter um maior número de programas gratuitos que o Windows, mas cada software carrega a sua licença que deve ser respeitada. Ao instalar o Counter Strike no Linux você precisa pagar pela licença do game.

  • Nunca serei invadido usando Linux
Mais um mito bem difundido. Não há sentido nessa afirmação a partir do momento que o Linux usa portas de comunicação e é um software como outro qualquer, feito por humanos e passível de erros. Se o usuário usar um bom firewall e sempre manter os programas atualizados e ficar atento a updates críticos será bem difícil de ser invadido, caso contrário ele poderá ficar vulnerável.

  • O Linux é melhor que o Windows
É uma questão de gosto e discernimento do usuário, os que compreendem o Linux e estudam o seu funcionamento a fundo acabam não usando mais o Windows ou querendo fugir desta plataforma, agora aqueles que não conhecem ou tiveram experiências decepcionantes com o sistema fica difícil ver pontos positivos. Simplesmente afirmar que o Linux é melhor que o Windows é deixar de ver uma série de fatores óbvios, entre eles saber que o Windows ainda é mais amigável para o usuário leigo, motivo de ser tão difundido. Conhecer o Linux e passar a usá-lo no dia a dia pode torná-lo mais fácil sem dúvida ainda mais se tiver uma cabeça aberta para aprender seus conceitos

  • O Linux irá substituir o Windows
O Linux está caminhando para abraçar os desktops de forma varagosa ainda, portanto é muito cedo para afirmar com convicção que o Linux está para substituir o Windows. Entre ambos os sistemas há vantagens e desvantagens, então não vá fazer certas afirmações sem mais nem menos ou quando perceber descobrirá que está acreditando em mitos também.

  • Linux em Lan Houses atraem mais usuários
De forma alguma, mais um mito. O Linux por se uma novidade atual em uma Lan House pode sim atrair curiosos, mas os usuários comuns podem não gostar da novidade. Tenho muitos clientes que ainda passam dificuldades para suprir certas necessidades até que elas estejam perfeitamente implementadas em Linux.

  • Não preciso conhecer Linux para mantê-lo no meu estabelecimento
De onde é que tiram essas idéias? Vai ver porque muitos donos de Lan Houses e Cyber Cafés que usam Windows mal sabem usá-lo e tudo ainda funciona (tirando os vírus e travamentos). No Linux a realidade é bem diferente, considero hoje indispensável ao menos que uma pessoa de confiança dentro do estabelecimento esteja apto a aprender Linux ou que já conheça bem o sistema, caso contrário um ciclo vicioso estará formado onde os funcionários não serão capazes de sanar as dúvidas dos clientes e os funcionários não terão suas dúvidas sanadas também. Ficará em um elo de dúvidas e dificuldades constantes até que o estabelecimento instale o Windows novamente.

  • Migrar para Linux é fácil
Se o seu estabelecimento for freqüentado apenas por “nerds” que só usam software livre realmente a migração não será um problema. Sejamos realistas, os usuários de Lan Houses e Cyber Cafés querem praticamente tudo na mão, mesmo que fiquem apenas por meia hora exigem que nada falhe e que o micro faça tudo sozinho, não é mesmo? E é aí onde que fica o teste da facilidade da migração, se a plataforma usada não for amigável e os funcionários não estiverem íntimos com o sistema vai ser difícil ajudar o seu cliente. Migrar para Linux fazendo um serviço “nas coxas” pode representar uma perda muito significativa de clientes, tenha certeza disso.

  • Software livre não dá dinheiro e não pode ser cobrado
Deixei este mito por último porque considero esta afirmação absurda e um dos maiores motivos de grandes programadores e empresas não portarem seus programas para Linux. Veja bem, nada te impede em fazer um programa com licença comercial para Linux, e mais, se ele for um software livre você pode ganhar com suporte ou com a distribuição. Tem muita gente que pagaria para ter um software gratuito embalado e com um bom manual, prova disso é que existem muitas distribuições Linux pelo mundo que vendem o empacotamento e suporte, não o software em si. Obviamente pode-se ganhar também com cursos e implementações, são inúmeras as possibilidades, tudo depende da competência e criatividade de quem trabalha com estes tipos de software.


É isso galera!!

Falou!!!

4 comentários:

Mauro Xavier disse...

Olá, amigo.

Gostei do seu texto, mas não se esqueça de postar os créditos da parte dos mitos ao meu artigo:
http://www.portalcriativa.com.br/Publicacoes/mitos_e_verdades.htm

Obrigado!

Anônimo disse...

Não dá pra eu colocar a fonte porque a página da not found.

Unknown disse...

Tenho me atrevido a estar migrando para o linux, tenho sim achado um pouco, de dificuldade;
Mas aos poucos vou atravessando esta barreira, umas das grandes dificuldades é encontrar cursos basicos para o linux, para alguem leigo como eu, mas nao desisto em querer saber mais sobre o linux

Anônimo disse...

Eu mesmo ofereço cursos básicos e avançados sobre gnu/linux. Basta me enviar um email informando interesse André.

email: sabinolucas@ig.com.br