3 de março de 2009

Codinomes do Ubuntu

Depois de um bom tempo procurando sobre (dois meses), consegui encontrar informações para escrever esse artigo sobre os codinomes dados aos sistemas da comunida Ubuntu.
Desfrutem do conhecimento, do artigo, pois deu muito trabalho encontrá-lo. Se teve algo que me chamou atenção à primeira vista é o nome de suas “versões”: Feisty Fawn ou Breezy Badger, nada de nomes óbvios ou sem graça como “XP” ou ‘Millenium”. Foi pesquisando que descobri o padrão de seus. Como muitos heróis dos quadrinhos, deve possuir as iniciais iguais, como em Peter Parker, Bruce Banner, Wally West e Lex Luthor só para citar alguns.
  • O nome sempre é um adjetivo seguido de um animal. Que é a forma em inglês de adjetivar o mesmo (aqui fazemos o contrário; red car é carro vermelho), então cada versão do Ubuntu homenageia um animal destacando uma característica
  • Eles nunca escolhem nem adjetivos e nem animais comuns. Nas duas primeiras os homenageados foram “suínos”, até se especulou que cada versão ganharia o nome de um suíno, talvez esse realmente fosse o plano, mas ele mudou. Embora em “Dapper” isso não tenha sido usado, parece haver um gosto por adjetivos terminados em “y”.
  • Para quem não sabe, o Ubuntu sempre sai de seis em seis meses, por isso do número da versão: 7.10 = Outubro de 2007 e depois é o 8.04, pois sai no Abril seguinte. Não é como certos sistemas que demora anos e quando sai é uma cagada monumental (se a carapuça serviu…).
Abaixo os nomes:

4.10 Warty Warthog

Warthog é o irmão africano do animal que Obelix come no café da manhã: o Javali. O problema mesmo é Warty. Segundo o Webster’s Dicionário Inglês-Português de Antônio Houaiss, tal palavra somente possui quatro significados que no final dão no mesmo: Verrugoso, verrucoso, verrugento e averrugado. Não sei se algum programador estava de sacanagem na hora de dar o nome. O código de desenvolvimento era sounder, que em inglês arcaico era usado para designar uma manada de porcos selavagens.
crédito: Arno & Louise

5.04 Hoary Hedgehog

O segundo Ubuntu e novamente o nome de um porco/suíno. Desta vez o porco espinho. Há em Evangelion, o anime, uma cena em que utilizam uma metáfora de Schopenhauer: Quando dois porcos-espinhos querem se proteger do frio eles devem se aproximar, quanto mais eles se aproximam, mais quente eles ficam mas por terem espinhos mais eles se machucam mutuamente. A dor da aproximação. Algumas pessoas são assim. A outra parte, Hoary significa grisalho, esbranquiçado, antigo, venerável e respeitável.
crédito: meantux

5.10 Breezy Badger

Badger é o Texugo enquanto que Breezy literalmente seria “com brisa” (fresco), mas devemos levar mais o figurativo em conta: animado, vivaz, jovial, alegre e…fresco. O código de desenvolvimento era colony ou seja, colônia (não, não é um tipo de perfume).
crédito: eNil

6.06 Dapper Drake

Drake não é apenas o sobrenome do terceiro Robin como uma designação genérica para machos de aves como patos, gansos e marrecos. Por quê diabos eles teriam um nome especial para machos dessas aves? É ou era muito comum se caçar patos, e os machos eram os mais visados. Entendeu? Dapper significa pequeno, ativo, esperto, “vivo” ou numa gíria mais moderna alguém estiloso ou bem-vestido.
crédito: ViaMoi

6.10 Edgy Eft

Eft é um outro nome para salamandras, mais especificamente salamandras d’água. Edgy é afiado, aguçado, excessivamente nítido, impaciente, irritado, mordaz. O código de desenvolvimento foi knot que é nó, reunião.
crédito: Anita Gould

7.04 Feisty Fawn

Feisty é utilizado quando alguém demonstra coragem, tomando uma atitude rapidamente. Fawn é o nome que geralmente se dá a veados jovens. Eu escrevi “veado”, saco?
crédito: bogdog Dan

7.10 Gutsy Gibbon

Gibbon é o macaco Gibão, parentes de Edward Gibbon. Gutsy é tempestuoso, ventoso, estrepitoso.
crédito: Adam Foster | Codefor

8.04 Hardy Heron

Heron é o nome dos pássaros pertencentes a família Ardeidae que inclui socós e garças. Hardy é valente, valoroso, ousado, intrépido, vigoroso, firme.
crédito: Eduardo Amorim

8.10 Intrepid Ibex

Me deixando levar por um ilusório cognato achei que Ibex se referia ao Íbis. Mas se trata do cabrito montês. Intrepid por sua vez é um cognato verdadeiro, para intrépido.
crédito: chadokpebrok

9.04 Jaunty Jackalope

Jaunty se refere a algo elegante, vistoso, vivaz, lépido, lampeiro. Já o Jackalope se refere a um ser folclórico surgido do cruzamento de um antílope com uma lebre, que dá em um coelho com galhadas. Na Wikipédia, você encontra mais sobre o Jackalope.
crédito: Free-ers

9.10 Karmic Koala

Esse talvez seja o que menos careça de uma tradução, cognatos bem familiares. Um Coala Cármico.

10.04 Lucid Lynx

Tradução: Lince Lúcido

10.10 Maverick Meerkat

Tradução: Maverick Meerkat, que em uma tradução seria algo como Suricato Independente.
Como Mark diz em seu blog Suricatos são leves, rápidos e legais, tudo que eles buscam tentando criar um Ubuntu perfeito.
Mark ainda traça um paralelo em que os Suricatos, que são muito espertos, ensinam uns aos outros assim, fazendo assim lembrarmos de que um dos motivos do grande sucesso do Ubuntu está na grande comunidade por trás dele, que sempre sestá disposta a ajudar e ensinar, tanto no UbuntuForum quanto pelo suporte via IRC.

11.04 Natty Narwhal

Tradução: A Narwhal é uma espécie de baleia proveniente do Ártico, que está ameaçada de extinção, facilmente reconhecida pelo seu "chifre" helicoidal na ponta de sua cabeça. Shuttleworth chegou a afirmar que essa espécie é o que nós temos de mais próximo de um "unicórnio".
 

11.10 Oneiric Ocelot

Tradução: “Onírico significa ‘sonhador’ e sua combinação com ‘Jaguatirica’ me lembra o caminho da inovação: parte devaneio, parte disciplina”, diz Mark Shuttleworth, CEO da Canonical.
_____________________________________________________________________________________

Quer começar com uma boa ação? SE LIVRE do Windows!

Teste o Ubuntu!

Você pode baixar o Live CD do Ubuntu e testá-lo mesmo sem instalar nada. É todo em modo gráfico e simples. Instalar um programa no Linux hoje em dia é muito mais fácil do que fazê-lo no Windows. Fora, que ao desinstalar um programa, você realmente se livra dele. Não há muitos vírus (e os que existem não conseguem fazer nada relevante). E o Windows é para os fracos! E porquê até o Tio bill já admitiu! (rimou!! rsrs).
crédito: neomonkey

6 comentários:

Anônimo disse...

Posso não ser fan de Linux e ainda Microsoftiano. Mas adoro essa foto ^^ rsrsrs boa Carioca.

Anônimo disse...

"Não há muitos vírus (e os que existem não conseguem fazer nada relevante). " afinal o Linux já é ruim d+ sem virus, se tivesse virus seria inutilizavel XP (gomen, não resisti)

Anônimo disse...

Jow, que comentário idiota o seu! Seu fraco, continue usando ruindows, otário!!!!

Anônimo disse...

Lucas, muito obrigado por esta postagem! Estou estudando para LPI 199 e esses textos e comentários são de extrema utilidade. Só peço-te para terminar essa "obra de arte" atualizando até a última versão: 11.04 (Natty Narwhal)
--> A Comunidade nos une!

Ziraldo Cardoso

Anônimo disse...

Ok. Irei atualizar...

Unknown disse...

Sou um Fan do Linux já utilizei várias distros, mas ainda como muitos não consegui largar do maldito Windows. O Mandriva é meu favorito, mas tenho que admitir que o UBUNTU é um dos melhores que com que já trabalhei. Abraços.