19 de outubro de 2008

Ext4 - O Novo Sistema de Arquivos

O sistema de arquivos ext4, sucessor do ext3, começará a ser utilizado na próxima versão estável do Kernel (2.6.28). Ele ficou em estado de dev por muito tempo, mas acredita-se que ele já está maduro suficiente para ser utilizado sem problemas!


NOVIDADES

  • Agora ele suporta volumes de até 1 exabyte (para quem não consegue imaginar, 1024 giga = 1 tera. 1024 tera = 1 peta. 1024 peta = 1 exa) e também suportará arquivos tão grandes quanto o volume propriamente dito.
  • Compatibilidade com ext3, fazendo-se possível um volume ext3 ser montado como ext4.
  • Uma pré-alocação persistente. A maioria dos sistemas de arquivos reserva o espaço no disco quando um arquivo é criado gravando um monte de ‘0′. Esse método não será mais necessário no ext4.
  • A tão esperada alocação tardia, que consiste em uma técnica de não alocar os dados necessários para escrevê-los no disco enquanto eles ainda estão na ram. A única coisa feita na hora é o cálculo da quantidade de espaço livre. Os dados posteriormente serão alocados e escritos. Isso prova uma menor utilização da CPU, ou seja, um ganho de velocidade no sistema.
  • No sistema ext3 o número máximo de sub-diretórios (pastas) era de 32000. No ext4, esse número foi duplicado, ou seja, agora é de 64000.
  • A pesar das várias técnicas aplicadas no sistema de arquivos para evitar fragmentações (que sabemos que são praticamente nulas até mesmo no ext3), o ext4 irá ter uma ferramenta para desfragmentação de arquivos únicos e do volume completo
  • Irá usar um sistema de checksum para o journal, já que o mesmo é muito utilizado e corre sempre riscos de acabar corrompido.

Bom, e isso é tudo! E que venha o ext4 para que nós avaliemos, e futuramente se tornar tão utilizável quanto o ext3.

12 de outubro de 2008

Porque um pingüim?

Em 1996 houve um debate na lista de discussão do Linux, onde o tema principal era a criação de um logotipo para o sistema operacional.


Houve propostas para a utilização de diversos tipos de animais e imagens abstratas, porém Linus Torvalds comentou sobre a possibilidade da utilização de um pingüim, pois este era um de seus animais favoritos – os pingüins são encontrados em abundância na Finlândia, onde o próprio Torvalds fazia visitas em zoológicos locais (conta a “lenda” que inclusive foi mordido por um deles).


À partir deste então, cessaram-se os debates para a definição do mascote à ser utilizado. A proposta foi aceita, porém havia mais uma dúvida: qual o perfil à ser utilizado para o animalzinho? Pretendia-se utilizar a imagem de animais fortes e imponentes, e mais uma vez Torvalds comentou da possibilidade de utilizar o desenho de um animal simples, simpático e adorável.

Graças à estas idéias, Larry Ewing venceu um concurso para representar ofamoso pingüim que atualmente conhecemos como Tux. Mas o que significa “Tux”? Para dar nome ao novo mascote, fora utilizadas as letras do termo Torvalds UniX = TUX.

Fonte: Guia do Sistema GNU/Linux para o Usuário Desktop

2 de outubro de 2008

Conversando com Segurança

Hoje em dia é bacana você procurar sempre uma ferramenta segura para conversar, até mesmo porque, nunca se sabe quando estão monitorando ou não a sua conversa.
Uma das opções muito interessantes para quem usa Linux e até para Windows, existe uma ferramenta chamada Pidgin para comunicação (antigamente era conhecida como Gaim). Essa ferramenta é muito interessante, porque você pode configurar várias contas de email diferentes e manter todas elas conectadas na mesma ferramenta!

Site do Software: http://www.pidgin.im/
Donwload do Software: http://www.pidgin.im/download/

Depois que instalar essa ferramenta, existe um pacote chamado pidgin-
encryption, que você pode instalar (para quem tem linux).

# aptitude install pidgin-encryption

Quando instala esse pacote, aparece um cadeado em cada janela de conversa. Se você escolher a opção "Enable Encryption" sua conversa passará a ser criptografada.

Fiz um teste pra saber se realmente funciona. Cadastrei minha conta do gmail no Pidgin, e abri o gtalk ao mesmo tempo. Conectei no Pidgin e comecei a falar com uma pessoa, criptografando a conversa. E na janela direta do chat do gmail a conversa aparecia critpgrafada.

Ah, falando de outra ferramenta que eu uso bastante, é o Skype! Ele usa criptografia por padrão